segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Vantagens e Desvantagens

Radiação é o efeito químico proveniente de ondas e energia calorífera, luminosa etc. Existem três tipos de radiação: raios alfa e raios beta, que têm a absorção mais fácil, e raios gama, que são muito mais penetrantes que os primeiros, já que se tratam de ondas eletromagnéticas.

A radioatividade apresenta funcões em diversas áreas—a maioria, pouco divulgadas.Ela pode ser utilizada na Medicina(em tratamentos de queimaduras e câncer, por exemplo); na esterilizacão de material cirúrgico; na conservacão de alimentos; em cálculos sobre a densidade de certos materiais; na busca por petróleo; etc.

Apesar de todas suas utilidades, a radioatividade possui muitas desvantagens. O alto poder de contaminação dos resíduos nucleares implica cuidados muito específicos que, se não cumpridos, podem causar danos graves a população e ao meio ambiente local, afetando-os por gerações. O contato contínuo à radiação causa danos aos tecidos vivos, tendo como principais efeitos a leucemia, tumores, queda de cabelo, diminuição da expectativa de vida, mutações genéticas, lesões a vários órgãos etc.
Para piorar a situação, o lixo produzido nas usinas pode durar até 100 mil anos, sendo necessárias políticas de longo prazo.

Outras vantagens são o custo-benefício do combustível - que evidencia o seu alto potencial energético; a promoção do desenvolvimento cientifico através do uso de fontes alternativas; e o fato de não contribuir para o aquecimento global.Para que as vantagens sobressaiam às desvantagens, deve-se priorizar a segurança nas usinas. Dessa forma, acidentes nucleares poderão ser evitados e ainda mais pessoas se beneficiarão de uma fonte energética que cresce a cada dia.


A energia nuclear é uma das alternativas para se garantir o abastecimento de energia nos próximos anos. A energia é obtida por fissão nuclear, onde os núcleos atômicos são bombardeados por certas partículas e se partem, liberando a energia que armazenam. O grande perigo são os resíduos, o lixo atômico, a resistência dos materiais dos reatores. A poluição radioativa provoca morte imediata, deformações congênitas e câncer, dependendo da intensidade e tempo de exposição.

Para que as vantagens sobressaiam às desvantagens, deve-se priorizar a segurança nas usinas. Dessa forma, acidentes nucleares poderão ser evitados e ainda mais pessoas se beneficiarão de uma fonte energética que cresce a cada dia.

5 comentários:

Callado67 disse...

Meninos, a produção está muito boa! Faltou a referência. Não dá para saber se o texto é todo de vocês, entendem? Mas valeu a participação!

MENINAS MALVADAS disse...

eu gostei mt do texto e me ajudou mt no meu trabalho escolar vlw

Naira Camila disse...

bem,me ajudou bastante n meu trabalho!gostei da organizaçao!gostei pq aperendi mt!obrigada!

Naira Camila disse...

so mais uma coisa!o ultimo paaragrafo esta igual ao 5*

Gislaine Marques disse...

Me ajudou muito, valew ahhahahaha